terça-feira, 14 de agosto de 2012

Glossário - Inteligência Emocional

Inteligência emocional é um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Goleman definiu inteligência emocional como:
"...capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos." (Goleman, 1998)
Para ele, a inteligência emocional é a maior responsável pelo sucesso ou insucesso dos indivíduos. 

Como exemplo, recorda que a maioria das situações de trabalho é envolvida por relacionamentos entre as pessoas e, desse modo, pessoas com qualidades de relacionamento humano, como afabilidade, compreensão e gentileza têm mais chances de obter o sucesso.

Segundo ele, a inteligência emocional pode ser categorizada em cinco habilidades: 
  • Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer as próprias emoções e sentimentos quando ocorrem;
  • Controle Emocional - lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida; 
  • Auto-Motivação - dirigir as emoções a serviço de um objetivo ou realização pessoal; 
  • Reconhecimento de emoções em outras pessoas - reconhecer emoções no outro e empatia de sentimentos; e
  • Habilidade em relacionamentos inter-pessoais - interação com outros indivíduos utilizando competências sociais.
As três primeiras são habilidades intra-pessoais e as duas últimas, inter-pessoais.
 
Fonte: Wikipédia

Sem comentários:

Enviar um comentário